Rede nascida em Campinas abre primeira unidade no exterior na Cidade do México
A rede de academias Panobianco está trazendo o criador do modelo low-cost e ex-CEO da Planet Fitness, Chris Rondeau, para o negócio. Guru da malhação e inspiração para empreendedores do ramo, o americano chega para se tornar sócio-investidor e conselheiro da marca que vem profissionalizando o negócio com o intuito de se tornar um nome global até 2035, ultrapassando a rival brasileira Smartfit.
O executivo começou em 1993 como recepcionista na rede fundada em New Hampshire um ano antes, ascendeu ao posto de COO em 2012 e tornou-se CEO em 2013 com o foco em aperfeiçoar o modelo de franquias e internacionalizar o negócio para seis países. Em 2015, levantou US$ 145 milhões no IPO, com um valuation de US$ 1,58 bilhão.
Em 2023, ele foi demitido pelo conselho da empresa – por motivo não revelado – em um movimento que fez as ações tombarem 20% no dia seguinte, após ter levado a rede de 500 para mais de 2.400 unidades pelo mundo com mensalidades em torno de US$ 15.
“Quando conheci o negócio da Panobianco, fiquei impressionado com a oportunidade que o mercado
brasileiro oferece”, disse Rondeau, citando que, nos Estados Unidos, a penetração de academias é de 28%, enquanto aqui é de 7%. “O modelo da Panobianco está validado, tem força de marca e está pronto para acelerar com eficiência, exatamente o tipo de virada em que eu acredito.”
Rondeau entra na Panobianco com a compra de 3% do negócio, por valor não revelado, e com mais 2% em stock options. O americano vai ter um contrato por um período mínimo de quatro anos, garantindo exclusividade com a marca no segmento de academias de baixo custo em toda a América Latina. A Panobianco foi avaliada em R$ 432 milhões.
“O Chris observou uma oportunidade de fazer de novo o que ele já fez, e nós vimos a chance de trazer uma lenda do fitness para o nosso board”, explica André Panobianco, atualmente presidente do conselho da rede que fundou em 2012 com o tio Bruno e o primo Rafael, os três personal trainers em Campinas. O quarto sócio, Evandro Caitano, entrou em 2021.
André deixou o cargo de CEO em setembro, quando a cadeira passou a ser ocupada por Felipe Barth, fundador da rede de academias por eletroestimulação Tecfit, cuja participação ele vendeu no ano passado. A dupla conheceu Chris Rondeau em agosto por influência de César Carvalho, fundador e CEO da Wellhub (ex-Gympass).
“Estamos com um plano de crescimento bem agressivo”, diz Barth, que entrou na Panobianco em fevereiro como vice-presidente. Atualmente, a rede tem 400 unidades, todas no modelo de franquias. Com as séries de Rondeau, a meta é duplicar o número de academias pelo Brasil para além do Sudeste, chegando a 600 em 2026 e mais de mil em 2028.
Em 2035, o plano é estar nos top 3 global, cujo ponto mais alto é da Planet Fitness, com 2,7 mil unidades. A rival Smartfit está no top 5, com 1,5 mil unidades espalhadas por 14 países, segundo levantamento anual da Health and Fitness Association.
Em 17 de dezembro, a rede brasileira deve inaugurar a primeira unidade na Cidade do México, supervisionada por Caitano. O plano é ter 50 lojas no país até 2027, todas próprias, para só então lançar franquias. Em seguida, o plano é chegar à Colômbia e outros países da América Latina.
No plano de profissionalização, a Panobianco deve lançar em janeiro seu primeiro Fidcs, com a XP,, para financiar retrofits e equipamentos de franqueados, e assim padronizar a marca. No primeiro trimestre, vai finalizar a implementação de um sistema da Totvs e finalizar a primeira auditoria, com a KPMG. Ainda em 2026, deve criar comitês de franqueados, de marketing e de treinamento.
“Estamos fazendo o trabalho de um private equity, de aplicar governança, compliance, estruturação financeira, internacionalização e de melhoria dos unit economics”, explica o CEO Barth. “O foco é profissionalizar e seguir o playbook da Planet Fitness.”
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